A jogada mais importante: o desafio de transmitir um evento esportivo por streaming

Transmitir um grande evento não é tarefa fácil. Você já se perguntou quais tecnologias e processos são utilizados para que os espectadores possam aproveitar o jogo de casa como se estivessem no estádio?

O campeonato mundial que acontece na Rússia é o evento televisivo mais importante do ano. Milhares de pessoas viajam para acompanhar as equipes das arquibancadas, mas outras milhões vão se animar em casa. Em 2014, um bilhão de pessoas assistiram à final do torneio pela televisão. Como é possível que a transmissão mundial da Rússia seja vista em tempo real e sem interrupções? Os especialistas da CenturyLink contam o que acontece por trás de um evento dessa magnitude, e os fatores que as empresas que gerenciam a operação levam em conta durante os jogos.

 

"São muitas as necessidades, ferramentas e experiências necessárias para transmitir um evento a partir de qualquer lugar do mundo rapidamente. É por isso que as empresas responsáveis ​​por viabilizar a transmissão para os usuários pela internet utilizam uma solução para a distribuição desse conteúdo conhecida como Content Delivery Network (CDN). É um sistema que entrega o conteúdo, mas não de um único servidor com capacidade limitada, mas de uma rede de servidores em diferentes localizações geográficas e com infraestrutura escalável de acordo com a quantidade de tráfego em cada momento ", explica  Gastón Castellarin, Gerente Regional de Produto de CDN da CenturyLink para América Latina.

 

Esse tipo de solução permite, entre outras coisas, codificar os sinais de vídeo HD em diferentes formatos, "streams", para que possam ser transmitidos pela internet e visualizados nos diferentes tipos de dispositivos disponíveis e usados ​​pelos usuários finais, independentemente do sistema operacional ou navegador utilizado.

 

Antes desse sistema existir, era comum que o usuário sofresse atrasos devido à latência ao acessar algum tipo de conteúdo online. A solicitação tinha que viajar até o servidor original que, por sua vez, recebia centenas ou milhares de solicitações simultâneas de todo o mundo, o que gera a lentidão.

 

Junto com a CDN, o processo de transmissão e transporte do conteúdo é complementado por outras tecnologias, como a Vyvx, responsáveis ​​pelo transporte do vídeo original descompactado do campo para o caminhão de produção, centros de operações e codificação e, finalmente, para a rede de distribuição. Tudo isso permite que qualquer pessoa com uma conexão à internet, usando um tablet, celular ou TV, possa ver o jogo sem cortes, sem qualquer queda no serviço e em tempo real, de qualquer lugar do mundo.

 

Em muitos dos principais eventos mundiais em que a CenturyLink participou com soluções, a integração entre Vvyx e CDN ocorre como forma de obter sinal através da internet e também ter a capacidade para transmitir em formato HD para televisão.

 

O mundo inteiro está aproveitando o torneio de futebol mais importante de todos. Enquanto 22 jogadores disputam a bola em campo, a grande jogada de transmitir o evento na mais alta definição para todos os cantos do planeta estará nas mãos da indústria das telecomunicações.

About CenturyLink

Sobre a Level 3

A Level 3 Communications, Inc. (NYSE: LVLT) é uma empresa da Fortune 500 que presta serviços de comunicação local, nacional e global a clientes empresariais, governamentais e de operadoras. O portfólio abrangente da Level 3 compreende soluções seguras e gerenciadas de fibra e infraestrutura, comunicações de voz e dados baseada em IP, serviços de Ethernet de área ampla, distribuição de vídeo e conteúdo, soluções de data center e em nuvem. A Level 3 presta serviços a clientes em mais de 500 mercados em mais de 60 países ao longo de uma plataforma global de serviços suportada por redes de fibra próprias em três continentes e conectada por amplas instalações submarinas. Para mais informações, visite www.level3.com ou conheça-nos pelo Twitter, Facebook e LinkedIn.


Sobre a CenturyLink

A CenturyLink (NYSE: CTL) é o segundo maior provedor de comunicações dos E.U.A. para
clientes corporativos globais. Com clientes em mais de 60 países e um foco intenso na experiência
do cliente, a CenturyLink se esforça para ser a melhor empresa de redes do mundo, ao resolver a
demanda crescente de clientes por conexões confiáveis e seguras. A empresa também atua como o
parceiro de confiança de seus clientes, ajudando-os a administrar complexidades crescentes de
rede e TI e fornecendo soluções gerenciadas de rede e de cibersegurança, que ajudam a proteger
seus negócios.