Echoenergia inova no setor elétrico com a CenturyLink em sua jornada para a nuvem da AWS

A Echoenergia, empresa que implementa e opera projetos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, deu um passo inovador ao utilizar um ambiente em cloud, fornecido pela CenturyLink, Inc. (NYSE: CTL), para gerir as operações da empresa no Brasil.

 

Desafio:

Fundada no começo de 2017, a Echoenergia passou por um rápido crescimento ao longo do ano. Dos dois parques eólicos que eram geridos no começo de maio, a empresa chegou a dezembro com seis estações, somando mais de 70 funcionários e gerando cerca de 476 MW (megawatts).

O crescimento acelerado também trouxe desafios. Com o seu Centro de Operações em São Paulo, a Echoenergia precisava monitorar e controlar à distância as atividades e os acessos aos parques eólicos, localizados nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. A empresa necessitava de um ambiente online seguro e estável, pois no setor elétrico uma indisponibilidade de alguns segundos pode refletir em atrasos, perdas e multas.

Apesar dos desafios do ecossistema do setor, como respeitar as regras da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL - a Echoenergia apostou na inovação e buscou um ambiente em cloud, sendo que o tempo de implementação da solução era fator chave para osucesso.

 

Solução:

A Echoenergia definiu cinco pilares para a área de TI. Cloud first foi a primeira coluna estabelecida, dando corpo à estratégia que também prioriza segurança da informação, ambiente amigável e intuitivo, alta disponibilidade e otimização de custos para instaurar um ambiente que pudesse resolver demandas de forma rápidas.

A Echoenergia optou por ambiente Amazon Web Services (AWS) pelo leque de soluções disponíveis em nuvem. Mesmo com toda a estrutura definida, faltava ainda um parceiro que pudesse ajudar a transformar todos os requisitos de desenho do projeto em uma solução técnica a ser implantada.

“Apostei na CenturyLink por que sabia que poderiam entregar o melhor resultado para nossos desafios de conectividade,” comentou André Spina, gerente de TI da Echoenergia. “A CenturyLink esteve presente desde o início do processo, ouvindo todas as nossas demandas e apresentando opções. Outras empresas do nosso setor já estão interessadas em entender a solução que foi implementada, fato que é interessante tanto do ponto de vista de segurança como de qualidade.”

A CenturyLink, diante do desafio em customizar e gerenciar toda a solução em Cloud, contou com seu time de especialistas para desenhar e implantar a solução requerida pela Echoenergia. Utilizando a plataforma de Public Cloud AWS, toda a solução foi ativada em menos de 15 dias, com todos os ajustes necessários para a estabilidade e segurança do ambiente.  O rápido processo trouxe ganhos quase que imediatos, rompendo alguns paradigmas como localização geográfica e segurança dos dados armazenados, permitindo que o Centro de Operações da Echoenergia supervisionasse os procedimentos dos parques instalados no Nordeste, bem como, retirar dados produtivos das ações registradas na nuvem.

“O uso de plataformas de nuvem pública nos permite ampliar o alcance de nossas soluções e otimizar tempos e processos administrativos para nossos clientes,” disse André Magno, Diretor de Produtos de Data Center e Segurança da CenturyLink no Brasil. “Com estas opções a CenturyLink, além de ser um fornecedor tradicional de data center através de nossas instalações próprias, se apresenta como um verdadeiro broker de soluções tecnológicas, buscando o melhor de cada tecnologia em projetos orientados às necessidades específicas de nossos clientes.”

 

Fatos Relevantes sobre a CenturyLink:

 

  • Em 2017 a CenturyLink concluiu a aquisição da Level 3
  • A rede de fibra óptica global da CenturyLink se estende por mais de 720.000 quilômetros, atendendo a clientes em mais de 60 países.
  • A capacidade do backbone IP global é de mais de 43 Terabits por segundo.
  • Mais de 100.000 edifícios conectados no mundo.
  • A CenturyLink opera 17 data centers na América Latina, sendo três no Brasil e mais de 360 no mundo.
  • Os data centers da CenturyLink são gerenciados por uma equipe local de técnicos especializados, atendendo altos padrões de fornecimento de energia e infraestrutura.
Complexo Eólico Ventos de Tianguá (Reprodução/Echoenergia)
Complexo Eólico Ventos de Tianguá (Reprodução/Echoenergia)
About CenturyLink

Sobre a Level 3

A Level 3 Communications, Inc. (NYSE: LVLT) é uma empresa da Fortune 500 que presta serviços de comunicação local, nacional e global a clientes empresariais, governamentais e de operadoras. O portfólio abrangente da Level 3 compreende soluções seguras e gerenciadas de fibra e infraestrutura, comunicações de voz e dados baseada em IP, serviços de Ethernet de área ampla, distribuição de vídeo e conteúdo, soluções de data center e em nuvem. A Level 3 presta serviços a clientes em mais de 500 mercados em mais de 60 países ao longo de uma plataforma global de serviços suportada por redes de fibra próprias em três continentes e conectada por amplas instalações submarinas. Para mais informações, visite www.level3.com ou conheça-nos pelo Twitter, Facebook e LinkedIn.


Sobre a CenturyLink

A CenturyLink (NYSE: CTL) é o segundo maior provedor de comunicações dos E.U.A. para
clientes corporativos globais. Com clientes em mais de 60 países e um foco intenso na experiência
do cliente, a CenturyLink se esforça para ser a melhor empresa de redes do mundo, ao resolver a
demanda crescente de clientes por conexões confiáveis e seguras. A empresa também atua como o
parceiro de confiança de seus clientes, ajudando-os a administrar complexidades crescentes de
rede e TI e fornecendo soluções gerenciadas de rede e de cibersegurança, que ajudam a proteger
seus negócios.