Level 3 colabora com o Projeto Loon, da Alphabet, para fornecer acesso à internet em áreas afetadas por desastre natural no Peru

O projeto utiliza os serviços de internet de alta velocidade da Level 3 para fornecer conectividade a estações terrestres em território peruano

Em um trabalho conjunto com a Level 3 Communications, Inc., a Alphabet, por meio do Projeto Loon, foi capaz de fornecer acesso à internet em áreas desatendidas que foram afetadas por desastre natural, no Peru.

O Projeto Loon é uma rede de balões viajando na borda do espaço, projetada para estender a conectividade à internet a pessoas em áreas rurais e remotas ao redor do mundo. Durante um desastre natural recente, o Projeto Loon ajudou a conectar pessoas em zonas de inundação em Lima, Chimbote e Piura. O projeto utiliza os serviços de internet de alta velocidade da Level 3 para fornecer conectividade a estações terrestres, onde estão os equipamentos que conectam os balões à internet.

Desafio:

Desde março de 2017, o Peru tem sido atingido por fortes chuvas e inundações. Centenas de milhares de pessoas têm sido desabrigadas e o governo peruano declarou estado de emergência em mais de 800 províncias.

Em situações como estas, a capacidade de comunicar-se com entes queridos e acessar informação básica torna-se primordial – no entanto, a infraestrutura terrestre de comunicações é normalmente uma das primeiras coisas a serem afetadas por desastres naturais como inundações e deslizamentos.

O desafio maior foi o de manter o acesso à internet ativo e acessível para permitir as comunicações daqueles afetados pelas fortes chuvas.

Solução:

Ao utilizar os serviços fornecidos pelos balões do Projeto Loon, da Alphabet, que possibilitam serviços de comunicação perto da estratosfera, e o acesso de internet de alta-velocidade fornecido pela Level 3, os usuários finais puderam acessar a internet a partir de dispositivos móveis nas áreas afetadas.

Com o suporte também de outras empresas de telecomunicações e tecnologia, mais de 160 gigabytes (GB) de capacidade de dados foram estendidos a pessoas em uma área combinada de 40.000 quilometros quadrados, quase o tamanho da Suiça, para possibilitar o acesso à rede em áreas onde o serviço de internet foi interrompido. A quantidade de dados entregues foi suficiente para enviar e receber aproximadamente 30 milhões de mensagens de WhatsApp ou 2 milhões de e-mails.

O Projeto Loon, da Alphabet, provou que os desafios de uma cobertura sem fio em áreas de desastre podem ser abordados com parceiros como a Level 3, assim como o desenvolvimento e a implementação de alta tecnologia. Esta foi a primeira vez que a internet ativada por balões conectou dezenas de milhares de pessoas.

O Acesso Dedicado à Internet e o Alcance da Level 3:

O acesso dedicado à internet da Level 3 fornece alcance global e escalabilidade sobre a rede diversificada, com conectividade em mais de 60 países e 500 mercados globais.

A capacidade do backbone IP global da Level 3 é de mais de 42 terabits por segundo (Tbps). Adicionalmente, a rede da companhia conta com mais de 200.000 milhas de fibra óptica e alcance de mercado em mais de 60 países, com amplas soluções de acesso off-net na América do Norte, Europa, América Latina e Ásia Pacífico.

Principais Comentários:

Luis Ladera, Diretor de Produtos de Dados e Internet, Level 3 Peru

“A Level 3 ajudou a implementar o Projeto Loon em pouquíssimo tempo ao fornecer infraestrutura e internet de alta velocidade às estações terrestres do projeto, na zona leste de Lima. Estas estações, conectadas a balões a 20km de altura, permitiram o acesso à internet nas áreas afetadas. Além de nossa equipe de especialistas altamente qualificados, a empresa forneceu todo o apoio necessário para garantir serviços de alta qualidade”.

Recursos Adicionais:

· “Ajudando no Perú” – blog de Alastair Westgarth (Chefe do Projeto Loon)

· Website do Projeto Loon

Denise Claudino Account Manager, SMARTPR
Viviane Laubé Account Executive, SMARTPR
About CenturyLink

Sobre a Level 3

A Level 3 Communications, Inc. (NYSE: LVLT) é uma empresa da Fortune 500 que presta serviços de comunicação local, nacional e global a clientes empresariais, governamentais e de operadoras. O portfólio abrangente da Level 3 compreende soluções seguras e gerenciadas de fibra e infraestrutura, comunicações de voz e dados baseada em IP, serviços de Ethernet de área ampla, distribuição de vídeo e conteúdo, soluções de data center e em nuvem. A Level 3 presta serviços a clientes em mais de 500 mercados em mais de 60 países ao longo de uma plataforma global de serviços suportada por redes de fibra próprias em três continentes e conectada por amplas instalações submarinas. Para mais informações, visite www.level3.com ou conheça-nos pelo Twitter, Facebook e LinkedIn.


Sobre a CenturyLink

A CenturyLink (NYSE: CTL) é o segundo maior provedor de comunicações dos E.U.A. para
clientes corporativos globais. Com clientes em mais de 60 países e um foco intenso na experiência
do cliente, a CenturyLink se esforça para ser a melhor empresa de redes do mundo, ao resolver a
demanda crescente de clientes por conexões confiáveis e seguras. A empresa também atua como o
parceiro de confiança de seus clientes, ajudando-os a administrar complexidades crescentes de
rede e TI e fornecendo soluções gerenciadas de rede e de cibersegurança, que ajudam a proteger
seus negócios.