Principais Mensagens do NAB Show 2018 (VÍDEO)

CenturyLink compartilha perspectivas sobre tendências de transmissão na indústria de mídia e entretenimento

Este ano, o evento internacional NAB Show, em Las Vegas, atraiu mais de 100.000 visitantes de 160 países para aprender e compartilhar as principais visões da indústria de mídia e transmissão. Bill Wohnoutka, vice-presidente de serviços globais de internet e entrega de conteúdo para a CenturyLink, Inc. (NYSE: CTL), compartilha três importantes aprendizados do evento.

Assista ao vídeo: https://youtu.be/LdFXIxfEttA

Principais Mensagens:

•  IP transportará mídia: Dada a crescente popularidade de serviços lineares over-the-top (OTT), emissoras e fornecedores de OTT estão sentindo a pressão para entregar mais conteúdo de estações locais enquanto mantém altos padrões de qualidade. A utilização de redes IP tem se tornado a estratégia escolhida para transportar conteúdo de vídeo, das filiais locais de TV aos usuários finais. O desafio atual é o de encontrar formas de utilizar IP para possibilitar fluxos de trabalho mais simples e ao mesmo tempo entregar o alto nível de confiabilidade e qualidade que os usuários se acostumaram a esperar. O consenso entre líderes influenciadores da indústria sugere que há espaço para melhoria nessa área. Muitas das discussões no evento foram centradas no uso de provedores de acesso à internet mais robustos e provedores de soluções de rede IP dedicada para transportarem o conteúdo local mais importante e com maior valor.

• Fluxos de trabalho na nuvem: Talvez o tema mais popular entre os visitantes da NAB tenha sido focado nas formas de entrada e saída dos fluxos de trabalho de produção na nuvem. A discussão foi dominada por três áreas temáticas. Primeiro, utilizar a nuvem para a concentração e codificação ao vivo de canais lineares locais, nacionais e internacionais, assim como para dar suporte à automação do playout dos canais tradicionais para a transmissão local. Segundo, a prática de transferir para a nuvem aplicativos que tradicionalmente eram executados localmente, tais como a gestão de blackouts, a gestão de direitos digitais e a inserção de publicidade. Terceiro, estabelecer “provas de conceito” e ensaios para determinar se os padrões de confiabilidade e qualidade podem ser mantido em ambientes de nuvem, que tradicionalmente apoiam multiinquilinos e não são totalmente customizados para as exigências da emissora.

• TV como Serviço (TVaaS): TVaaS (TV as a Service) oferece aos provedores de TV paga uma alternativa à abordagem tradicional de comprar hardware e licenças de software, além de contratar funcionários para operar a plataforma. A NAB viu diversos provedores com a capacidade não só de entregar TVaaS, mas também de eliminar a atualização de capital em cabos e equipamentos IPTV que recebem os sinais (headends) tradicionais. Essas soluções permitem aos ISPs de banda larga oferecerem pacotes de programação a seus clientes, aumentando a receita média por cliente e reduzindo a probabilidade de perda de clientes. A NAB revelou uma quantidade considerável de inovação advinda de plataformas TVaaS de próxima geração, particularmente de sua capacidade de oferecer fluxos de trabalho verdadeiramente habilitados para IP. Isso inclui o apoio de decodificadores OTT comerciais, altamente populares e econômicos, o movimento em direção a um alto grau de customização da operadora e a implementação de características de usuário final que emulem ou concorram com características encontradas nas plataformas tradicionais de operadoras de TV paga.

Recursos Adicionais